20° COPA LIBERTADORES DO NORDESTE GAÚCHO – 2020 / Regulamento e Tabela
REGULAMENTO GERAL
20 ª COPA LIBERTADORES DO NORDESTE GAÚCH0 – 2020
CAPITULO I – DOS OBJETIVOS
ART.1º. – A 20ª. Copa Libertadores do Nordeste Gaúcho – Edição 2020 terá os seguintes objetivos :
- – Integrar através do Esporte , as agremiações amadoras da região Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul, fazendo da prática esportiva um elo de amizade, educação, saúde e respeito ao próximo;
- – Promover o encontro entre os atletas, desenvolver e aprimorar física, tática, moral e intelectualmente a prática do esporte amador e integrar as comunidades da Região Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul ;
- – Proporcionar horas de lazer e recreação sadias para as comunidades participantes.
CAPITULO II – DA ORGANIZAÇÃO E COORDENAÇÃO
ART.2º. – A 20ª. Copa Libertadores do Nordeste Gaúcho foi idealizada e será organizada e dirigida pela Liga Serrana de Futebol , com apoio da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) – o que lhe caberá o seguinte.
- – Planejamento , execução e avaliação da Copa Libertadores do Nordeste Gaúcho .
- – Organizar o carnê da Copa .
- – Tomar as providências de ordem Técnica e administrativa relacionadas à realização desta Copa.
- –Aplicar o Regulamento e as punições automáticas.
- –Aprovar os jogos realizados após tomar conhecimento do relatório e súmula do Árbitro , quando não houver incidentes ;
ART.3º .- As Associações participantes da Copa, comprometem-se em observar as disposições deste regulamento, bem como as demais resoluções da LISF Liga Serrana de Futebol, bem como a Legislação dos órgãos superiores do esporte. E vale ressaltar que nenhuma associação poderá recorrer a Órgãos superiores como Tribunal da FGF e nem a Justiça Comum para contestar alguma decisão da Liga.
CAPITULO III – DA REALIZAÇÃO
ART.4º. – A 20ª. Copa Libertadores do Nordeste Gaúcho , será disputada por todos os clubes que tenham alcançado destaque nos campeonatos reconhecidos pelos seus municípios e pela Liga mais os convidados observando alguns critérios tais como participação em competições anteriores com infra estrutura de campo e tradição, e que satisfaçam algumas condições mínimas , tais como:
- – Ter participação exitosa em campeonatos reconhecidos pelos seus municípios de origem.
- – Ter diretoria idônea , comprovada com documentos dos representantes .
- – Ter personalidade Jurídica (Estatutos Sociais) apresentar cópia da ata da eleição da diretoria ou apresentado pela Prefeitura do município sede como seu representante.
- – Ter alambrado com no mínimo dois metros de altura. Ter vestiários para o trio de Arbitragem e para a equipe visitante , equipado com chuveiro quente , vaso sanitário, banco ou cadeiras. Estes vestiários devem estar limpos e em boas condições de uso.
- – Adotar na praça de esportes as marcações oficiais do campo . ter sanitários para o público .
- – Ter uma maca disponível em campo para retirar os atletas lesionados bem como as placas para substituições.
- – O Clube que não possuir campo próprio , deverá apresentar uma autorização do proprietário onde conste a liberação do campo até o final da Libertadores do Nordeste Gaúcho.
ART.5º. – A fórmula de disputa da Copa Libertadores do Nordeste Gaúcho será discutida , elaborada e aprovada juntamente com os participantes em reunião realizada para tal fim e oficializada em ata.
ART.6º. – Os jogos da Copa Libertadores serão realizados na sede e no interior dos municípios envolvidos.
ART. 7º. – Todos os jogos da 20ª Copa Libertadores obedecerão ao respectivo carnê, e os que não se realizarem por motivo de mau tempo , decisão do árbitro, ou comunicação especifica da liga , ficam automaticamente transferidos para o meio de semana quando possível conseguir campo com iluminação tornando a ordem da rodada seguinte inalterada. Ou este jogo será marcado o mais breve possível pela direção da Liga .
Parágrafo Primeiro : Em caso de chuva no dia do jogo o mesmo só poderá ser transferido até o meio dia e será comunicado as duas equipes pela direção da Liga para evitar que a equipe visitante viaje e não saia jogo, porém após este horário somente o Arbitro é a pessoa que pode cancelar jogo por falta de condições no local da partida .
Parágrafo Segundo : Em caso de cancelamento total da rodada, a mesma será realizada no final de semana subsequente.
Art.8º. – A escolha dos campos para a realização dos jogos finais constantes do carnê obedecerá os seguintes critérios :
- Em jogos finais ou extras a direção da liga poderá escolher campo que não seja o dos finalistas se os mesmos não oferecerem condições de segurança ou venham apresentar dificuldade de ser realizada uma final por falta de acomodações para os torcedores.
- – os jogos da 20ª. Copa Libertadores do Nordeste Gaúcho a partir dos mata-mata (Finais) ,obedecerão os seguintes critérios: O primeiro jogo será na casa da equipe de pior colocação na disciplina e o segundo na casa da melhor disciplina em toda a competição com todas as vantagens para a equipe mais disciplinada.
ART.9º. – A contagem de pontos por jogo será a seguinte:
Vitória três pontos
Empate um ponto
Derrota zero Ponto
- A) A contagem de pontos para efeito de disciplina, será a seguinte :
1) Cartão Amarelo 10 pontos
2) Cartão Vermelho 30 pontos
3) Expulsão de dirigente 30 pontos
4) Citação da torcida 30 pontos
5) Invasão a campo 100 pontos
6) Agressão a arbitragem 200 pontos
7) Abandono da Copa 1000 pontos
- B) A associação que no decorrer da Copa Libertadores do Nordeste Gaúcho atingir a 600(seiscentos) pontos negativos na disciplina para continuar disputando deverá pagar uma multa de um salário mínimo sem redução e a cada 250(duzentos e cinqüenta) pontos excedentes , implicará o clube infrator uma multa de ½ salário mínimo para poder continuar disputando.
ART.10º.- É autoridade para suspender ou transferir jogos, os organizadores da Liga Serrana , levando os elevados interesses da competição, só serão cancelados jogos por motivo de chuvas ou força maior até as 12 horas do dia do jogo. Fora disto só o Árbitro no local é a única pessoa autorizada a cancelar o jogo .
ART. 11º. – O clube que não comparecer ao campo para a disputa de uma partida oficial, sofrerá as seguintes punições;
- a) Além das demais sanções prevista neste Regulamento ,multa de 01(UM) Salário mínimo sem redução .
- b) Eliminação da Copa Libertadores do Nordeste Gaúcho 2021..
- c) Afastamento das competições pelo período de 2 (dois) anos.
Parágrafo Único: O clube que deixar de comparecer a alguma partida oficial devido acidentes ou outros motivos que justifiquem como de força maior ficaram isentos de punição.
ART. 12º.– Os clubes deverão obedecer rigorosamente á ordem e local dos jogos conforme carnê . Sendo expressamente proibido qualquer tipo de comum acordo, transferências, inversões, de mando ou mudanças dos locais do jogo, sem o prévio consentimento por escrito do organizador.
ART.13º.- Os jogos serão disputados, preferencialmente no período da tarde, aos domingos. Em caráter excepcional a Liga Serrana reserva-se o direito de marcar os jogos aos sábados e também nos feriados desde que atenda o interesse dos participantes.
ART.14º. Os jogos terão inicio as 15:30 hrs, com 15 minutos de tolerância em toda a fase classificatória e no jogo de ida das finais, porém no jogo de volta da Final o horário passa a ser as 15:00 horas, com 15 minutos de tolerância, devido a possível necessidade de pênaltis.
Art.15º – O clube mandante do jogo terá que apresentar 3 (três) bolas em boas condições, de preferência novas que serão ou não aprovadas pelo Arbitro. O clube também deverá disponibilizar uma maca para atendimento de atletas lesionados , pois toda a vez que o jogo for interrompido para atendimento o atleta deverá ser atendido fora do gramado. O não cumprimento deste item o que se refere as bolas e a falta de maca acarretará se relatada pelo Árbitro uma multa de R$ 50.00 .
ART.16º. – A Associação em cujo campo venha se realizar uma partida terá que providenciar o seguinte;
- -Marcar o campo bem visível , colocar redes nas goleiras , colocar as quatro bandeiras de canto.
- –Colocar mesa e cadeiras e material necessário para o trabalho dos mesários.
- –Colocar no vestiário da Arbitragem no mínimo 3(três) água mineral .
- –Colocar quatro pessoas (Seguranças) identificadas com colete e identificadas na súmula com carteira de identidade maiores de 18 (dezoito) anos que serão os responsáveis pelo bom andamento do Jogo dentro das quatro linhas.
- – o não cumprimento de qualquer dos itens anteriores se relatados pela arbitragem ou fiscais da Liga causará uma multa de R$150,00.
ART. 17º – Os jogos poderão ser suspensos, ou mesmo deixarem de ser realizados , quando ocorrer um dos seguintes motivos;
- Falta de Luz natural.
- Chuvas intermitentes , temporais , mau estado do gramado que torne impossível a bola rolar,
- Falta de garantia positivamente verificada pelo Árbitro.
- Conflitos ou distúrbios graves que afetem o andamento da partida.
- Como autoridade o Arbitro antes de decidir suspender o jogo deverá tomar todas as medidas a seu alcance , tais como consultar os dirigentes envolvidos para que tomem providencias para a continuidade do jogo . Somente após isto e passados de cinco a quinze minutos toma a decisão e depois relata os fatos não cabendo ao Arbitro indicar vencedor.
- Quando uma partida for suspensa ou interrompida por qualquer dos motivos previstos nas alíneas “3 e 4” deste Artigo, observa-se o seguinte;
I- Se a Associação que houver dado causa a suspensão era na ocasião vencedora será declarada perdedora e sua adversária será declarada vencedora prevalecendo o placar do momento da suspensão.
II- Se a partida estiver empatada a associação que houver dado causa a suspensão, será perdedora dos pontos deste jogo por WO e o placar será de 1 x 0 em favor de seu adversário.
ART.18º. _As partidas suspensas antes de esgotado o tempo regulamentar por motivos enunciados nas Alíneas “1, 2” do artigo anterior voltarão a ser jogadas, integralmente , se nenhuma das equipes houverem dado causa a suspensão. Cabe a Liga Serrana , designar dia , hora e local para uma nova partida.
a)- Se a suspensão prevista neste artigo ocorreu nos últimos 15(quinze) minutos, esta será mantida , prevalecendo o escore ou seja o resultado no momento da paralisação.
b)-Se a suspensão ocorreu antes dos 30(trinta) minutos do segundo tempo a partida será ignorada e realizar-se-á uma nova partida .
Parágrafo Único : Na nova partida ambas as equipes poderão se utilizar de atletas devidamente inscritos e em condições não sendo obrigado repetir os atletas do jogo anterior tendo em vista que o jogo não existiu .
ART. 19º – Nem uma equipe poderá iniciar e nem dar continuidade a uma partida da Copa Libertadores com menos de sete atletas .
Parágrafo Primeiro : .Nesta hipótese o Arbitro aguardará 30 minutos após o horário determinado para o inicio da partida . Finalizado este prazo, a equipe regularmente presente será declarada vencedora por WO e o placar será de 1 x 0.
Parágrafo Segundo : Se o fato acontecer com as duas equipes ambas serão declaradas perdedora por WO (1 x0) . Se for no decorrer do jogo o Arbitro aguardará 15 minutos e se não se completar o número de atletas encerra-se o jogo . mas se for só uma equipe que tiver incompleta a outra se tiver vencendo continua com o placar e se tiver perdendo passará ser vencedora por WO 1x 0.
ART.20º. – A equipe que não possuir 11 atletas no inicio da partida mas iniciar com um número superior a 7, poderá no decorrer do jogo completar os 11, mas não terá direito de ter nenhum reserva .
ART.21º .- Em todas as partidas o clube locatário terá que designar uma pessoa para receber a delegação visitante e acompanhá-la até o final do jogo para evitar conflitos com a torcida adversária. O não cumprimento deste item , quando denunciado em súmula , acarretará em advertência e dedução de 30(trinta) pontos na disciplina .
CAPITULO IV – DA ARBITRAGEM
ART. 22º. – A Arbitragem dos jogo da 20ª Copa Libertadores do Nordeste Gaúcho ficará a cargo dos organizadores;
- Em caso da arbitragem não comparecer até 30 minutos após o horário estipulado para o jogo os dois dirigentes devem reunir-se e tentar encontrar uma pessoa que de comum acordo possa apitar o jogo . se não for possível um acordo ou não haver no local uma pessoa capacitada para apitar . Este jogo deverá ser marcado em outra data e conforme a situação a Liga ou a arbitragem responsabiliza-se pela despesa do visitante.
Art.23º. Após a realização da partida o arbitro deverá assinar a súmula e entregar ao capitão de cada equipe a papeleta(ou segunda via da sumula) aonde deverá constar o nome de todos os jogadores advertidos com cartões amarelo e os expulsos, e depois entregar ao departamento responsável da Liga ainda no dia do jogo constando todos os acontecimentos referente ao jogo.
Parágrafo Único : o arbitro antes de iniciar o jogo tem que juntamente com o mesário conferir se todos os atletas que estão dentro de campo já assinaram para só após dar inicio ao jogo.
ART.24º .-Todo o clube ou torcida que danificar a condução do trio de Arbitragem de dirigentes da Liga ,bem como também a condução da delegação adversária uma vez comprovada e denunciada na delegacia de policia ressarcirá aos prejudicados toda a despesa , pagando em favor da liga uma multa de 1(um ) salário mínimo sem redução .
Parágrafo Único : o não cumprimento deste artigo acarretará ao clube infrator, a suspensão do campeonato independente das demais penalidades que lhe serão aplicadas pela Junta Disciplinar.
Art.25º. – A súmula será preenchida pelo mesário , em letra legível ou de forma com o nome .das fichas dos atletas e C.I. dos Dirigentes , Massagistas , seguranças e maqueiros . Para que se houver alguma ocorrência anormal possam ser identificados e penalizados pela organização.
Paragrafo Único – Não poderá ser feito nenhum protesto em súmula, e se houver alguma contestação deverá ser enviada à direção da Liga dentro das próximas 24 (Vinte Quatro) Horas úteis em papel timbrado do clube e assinado pelo Presidente .Que terá uma resposta imediata da Liga em nota oficial que poderá ser acatada ou não . Caso queira impetrar um recurso terá 48 (quarenta e oito) horas úteis para fazer mediante o depósito de uma Taxa de 1 ½ Salário mínimo para que a Junta Reúna-se para Julgamento.
Art. 26º. – Se ocorrer das duas equipes envolvidas na partida, apresentarem-se com fardamento igual, ou muito parecido, e que seja necessário a troca, por definição do árbitro; a troca será efetuada pelo Locatário .
CAPITULO V – DOS ATLETAS
Art.27º .- Somente poderão disputar a 20º Copa Libertadores do Nordeste Gaúcho atletas que não estejam cumprindo pena de suspensão por agressão a Arbitragem em Campeonatos Oficiais. Não poderão ser inscritos atletas com condição profissional que tenham assinado súmula de jogos oficiais entre profissionais na temporada de 2020.
Art. 28º. – Os atletas deverão assinar a súmula na presença do mesário apresentando a sua ficha e após a assinatura não poderá mais retornar ao vestiário a não ser com a autorização do Arbitro.
Parágrafo Primeiro : Podem assinar a súmula todos os atletas que estejam fardados e com numeração sem ser repetida, sendo 11 titulares e permanecer no Banco de Reservas mais 11(Onze) atletas, num total de 22 (Vinte e dois) . Poderão ser feitas 6 (seis) substituições (cinco mais o goleiro) durante a partida.
Parágrafo Segundo: Será obrigatório o uso de Caneleiras .
Parágrafo Terceiro: Poderão permanecer no ambiente da partida (dentro do espaço de alambrado):
- a) – Representantes da Liga Serrana.
- b) – Integrantes de órgãos de imprensa devidamente identificados .
- c)– Um Técnico, um massagista, um dirigente ou preparador físico, e um médico(devidamente credenciado) de cada equipe identificado em súmula ( em seu espaço de reservado ) .
Art. 29° – Cada equipe poderá inscrever no máximo 30(Trinta) Atletas , sendo que antes do inicio da competição todas as equipes devem ter no mínimo 22 atletas inscritos, e o prazo final para inscrição será até a Quinta-Feira da semana que antecede o quinto jogo da equipe na fase classificatória, ou seja a quinta rodada, e a Liga terá uma relação dos inscritos de cada equipe . Após esta data , a equipe somente poderá inscrever mais 8 (oito) atletas, mesmo que tenha inscrito menos de 22 atletas até o dia do inicio da competição. Sendo que para participar dos jogos das finais o Atleta tem que ter participado (Assinado súmula) em no mínimo duas partidas da fase classificatória, com isto não é possível ser inscrito nenhum atleta somente para as Finais .
Parágrafo Primeiro: Dentro deste número limite (30 atletas) de inscrição cada equipe pode inscrever seis atletas que não sejam Naturais do Município que a equipe represente.
Sendo que a equipe do E C. Ferroviario de Nova Pádua por ser município emancipado de Flores da Cunha, originalmente passam os atletas nascidos em Flores da Cunha e mais os atletas que já disputaram a Libertadores em alguma edição por esta agremiação, a ser considerados como vinculados ao município.
A S.E. Progresso de São Marcos, a exemplo do Ferroviário , encontra-se também com a mesma situação de atletas de fora que já disputaram Libertadores pelo clube sendo considerados com vinculo ao município.
Parágrafo Segundo: É exigência para a inscrição a ficha devidamente preenchida e assinada, acompanhada de carteira de Identidade ou xérox da mesma mais documentos que comprovem a condição de naturalidade, acompanhada de duas fotos atuais.
Paragrafo Terceiro: Considera-se apto a participar como do município, os Atletas nas seguintes condições :
- Nascidos no Município
- Trabalhar no Município a partir de 30 de novembro de 2019.
- Ter jogado o último campeonato municipal,ou alguma edição da Copa Libertadores pela equipe disputante, com apresentação de documento comprobatório.
- Possuir Titulo de Eleitor do Município; Conta de água ou luz do Município
- Ser filho de pais naturais do Município
- Ser casado com cônjuge do Município
IMPORTANTE : A condição de jogo, através de toda verificação das condições expostas no Parágrafo Terceiro, do Artigo 29 , será feita pela Liga , com a publicação do nome do Atleta no Site, e disponibilização da Ficha a equipe detentora do atleta, para apresentação da mesma ao mesário. Sem a apresentação da mesma no site não tem condição legal de jogo.(se por ventura a ficha ainda não tiver com o clube mas o nome do mesmo já conste no site da liga,tem condições de jogo.)
CAPITULO VI – DAS PENALIDADES
Art. 30º. – As infrações Disciplinares serão julgadas na forma prevista pelo presente Regulamento e pelo CBJD .
Art. 31º. – O atleta que completar o terceiro cartão amarelo ficará suspenso por um jogo .
Páragrafo Único : Ao término da fase classificatória, serão zerados os cartões amarelos recebidos até o final da mesma. Menos os Cartões Vermelhos.
Art.32º– O atleta que receber cartão vermelho além de ficar fora um ou mais jogos conforme enquadramento no Regulamento, terá que pagar , uma multa de R$ 50,00 na primeira vez, sendo que cada vez que for expulso novamente, o valor da multa é dobrado .
Art. 33º. O atleta que agredir a arbitragem ou elementos da organização será eliminado da copa e terá ocorrência registrada na Policia.
Art 34º.- A não observância das disposições deste Regulamento ,sujeitará as equipes as seguintes penalidades que serão aplicadas pela Direção da Liga Serrana de Futebol.
a)- Advertência por escrito .
b)- Perda de mando de Campo .
- c) –Desligamento automático ,temporário ou definitivo da Copa.
Art. 35º. – A agressão física consumada ao trio de Arbitragem por parte de dirigentes , torcedores de alguma equipe , ocasionará o desligamento da copa, caberá registro de ocorrência na policia acompanhada de Laudo Médico sendo os agressores punidos na Justiça Comum.
Art.36º.- Massagista , técnico ,dirigente , maqueiro, segurança ,quando citados em súmula ,serão punidos com no mínimo um jogo de suspensão. O clube perderá 30 pontos na disciplina e pagará R$ 50,00 para poder voltar a ficar no banco.
Parágrafo Único : Toda a punição de jogador ,massagista , técnico ou dirigente que agrediu a arbitragem o clube será multado com 1(um) salário mínimo por agressor sem redução.
Art.37º. – A Agressão física á arbitragem poderá ser relatada até 24 Horas após a partida pelo arbitro em relatório ou na súmula , levando os infratores a serem julgados.
Art.38º. Quando ocorrer um ato de indisciplina antes de iniciada a partida o atleta infrator será impedido de Jogar sendo Expulso. No entanto outro jogador inscrito na súmula entrará em seu lugar e não contará como substituição.
Art.39º.- Para todo o ato grave de indisciplina , a Liga poderá determinar a perda do mando de campo por quantas partidas considerar necessário além de aplicar multa em dinheiro baseado no salário mínimo.
Parágrafo Único -O ato reiterado de atirar objetos ou líquidos pela torcida contra o trio de Arbitragem ou contra o banco de reservas enquanto a partida tiver em andamento , acarretará ao clube responsável a perda de 100 pontos na disciplina ,e multa de R$ 50,00 .
Art. 40º.- A Liga Serrana é a organizadora da competição, mas não se responsabilizará por conflitos que gerem danos físicos dentro de campo e sim as duas equipes envolvidas.
Art.41º. – A associação que tiver denunciada em súmula a invasão a campo por parte da sua torcida ,devidamente identificada, pagará uma multa de R$ 200,00 perderá 10 pontos na disciplina e perderá o mando de campo para o próximo jogo.
Art.42º. – Quando um clube abandonar a Copa ou for afastado da competição os resultados por ele obtido continuarão e os jogos que faltavam será vencido pelo adversário no carnê por WO (1×0)
Art.43º.- As infrações disciplinares serão processadas e julgadas pela diretoria da Liga Serrana ou pela JJD., conforme regulamento.
Parágrafo Único : Os casos omissos deste Regulamento serão julgados conforme disposições do CBJD .
Art, 44º .- Todo o atleta expulso ou citado em súmula ou relatório anexo, será enquadrado automaticamente nas seguintes penalidades.
- a) -Citação de irregularidade em súmula ou relatório…………… 1 jogo
- b) -Ofensa moral ao arbitro ou auxiliares ……………………….. 1 jogo
- c) –Praticar jogada violenta em disputa da bola…………………. 1 jogo
- d) –Acertar carrinho por trás na disputa da bola………………… 1 jogo
- e) -Agressão ao adversário fora da disputa da bola…………….. 2 jogos
- f) –Praticar gestos obscenos ………………………………………. 2 jogos
- g) – Tentativa de agressão a arbitragem…………………………. 3 jogos
- h) –Participar ou ser responsável de tumultos e brigas …….. 3 jogos
- i) – Agressão ao Arbitro ou auxiliares(com Registro policial) 120/360 dias
- j) –Agressão ao arbitro (sem registro policial)………………… 60/180 dias
Parágrafo Único : toda a expulsão acarretará multa em dinheiro conforme Regulamento que deverá ser paga antes da rodada seguinte sob pena da não sair o jogo.
Art.45º. – As associações terão até 24 horas úteis para encaminhar protestos a direção da liga sem custos. Que imediatamente dará seu parecer por escrito através de medida administrativa.
Parágrafo Único : As Associações terão até 48 horas úteis para encaminhar recursos contra as decisões da Liga , proferidas através de medidas administrativas com o seguinte procedimento ; pagamento de 1 salário mínimo e meio pagos a Junta de Justiça Desportiva , juntamente com um oficio em papel timbrado com a assinatura do presidente , para que seja feito julgamento .
Art. 46º. – As duas equipes tem que estar em campo 10 minutos antes do horário determinado . A partir do 15º Minuto de tolerância será cobrado R$ 5,00 de multa por minuto de atraso.
Art. 47º – As despesas de Transporte da Arbitragem ficam a cargo da equipe que joga em casa e deverá ser paga ao mesário antes do jogo mediante a apresentação de recibo. Bem como também as multas se ocorrerem devem ser pagas ao mesário.
Art. 48º – Os clubes participantes da 20ª. COPA LIBERTADORES DO NORDESTE GAÚCHO tem o dever de RECONHECER a Liga Serrana de Futebol como dirigente de futebol nas circunstâncias e circunscrições de sua competência e deverão cumprir também as exigências constantes neste REGULAMENTO.
PREMIAÇÃO
1º Lugar Campeão Troféu e 30 medalhas.
2º Lugar Vice campeão Troféu e 30 medalhas.
Goleiro menos vazado Troféu
Goleador Troféu
Atleta destaque Troféu
Treinador destaque Troféu
CRITÉRIOS DE DESEMPATE – FASE CLASSIFICATÓRIA
- – Maior Número de Vitórias
- – Confronto Direto ( Maior soma de pontos nos dois jogos)
- – Saldo de Gols
- – Ataque mais Positivo
- – Defesa Menos Vazada
- – Melhor Disciplina
- – Sorteio
FÓRMULA
A 20ª COPA LIBERTADORES DO NORDESTE GAÚCHO – 2020 será disputada por 4 equipes de 4 cidades de nossa região , e terá uma chave única onde as equipes jogarão dentro da chave em turno e returno, totalizando 6 (seis) jogos para cada equipe , classificando 2 (dois) clubes para disputa das Finais.
Nas Finais, como critério de desempate, valerá saldo de gols simples, sendo que se houver igualdade em pontos e saldo de gols ao final dos dois jogos, a decisão irá para os pênaltis.(com cinco cobranças alternadas, e persistindo o empate uma cobrança de cada equipe até haver uma vantagem).
A definição do mando de campo, do segundo jogo das Finais, será baseada no critério de disciplina, onde o mando do segundo jogo será da equipe de menor pontuação na disciplina, conforme contagem de pontuação baseada no Artigo 9 deste Regulamento.
Ao final da 1° Fase, e de Classificação, se formará os seguintes confrontos :
Finais com Jogos de Ida e Volta
1º colocado x 2º Colocado
TABELA – COPA LIBERTADORES DO NORDESTE GAÚCHO – 2020
Horário dos Jogos : 15:30 Horas
1ª FASE
1ª rodada – 01/Março
E.C. FERROVIÁRIO X E.C. GAÚCHO – NOVA PÁDUA – RS
AMIZADE/OLARIA X S.E. PROGRESSO – CAXIAS DO SUL – RS
2ª rodada – 08/Março
S.E. PROGRESSO X E.C. FERROVIÁRIO – SÃO MARCOS – RS
E.C. GAÚCHO X AMIZADE/OLARIA – IVOTI – RS
3ª rodada – 15/Março
E.C. FERROVIÁRIO X AMIZADE/OLARIA – NOVA PÁDUA – RS
E.C. GAÚCHO X S.E. PROGRESSO – IVOTI – RS
4ª rodada – 22/Março
AMIZADE/OLARIA X E.C. FERROVIÁRIO – CAXIAS DO SUL – RS
S.E. PROGRESSO X E.C. GAÚCHO – SÃO MARCOS – RS
5ª rodada – 29/Março
E.C. FERROVIÁRIO X S.E. PROGRESSO – NOVA PÁDUA – RS
AMIZADE/OLARIA X E.C. GAÚCHO – CAXIAS DO SUL – RS
6ª rodada – 05/Abril
S.E. PROGRESSO X AMIZADE/OLARIA – SÃO MARCOS – RS
E.C. GAÚCHO X E.C. FERROVIÁRIO – IVOTI – RS
FINAIS
IDA e VOLTA